MARÉS e REDES

Experiências interativas entre infâncias diversas

PETROBRAS CULTURAL

PARA CRIANÇAS

Uma linha reta imaginária, de aproximadamente 3000km, separa as cidades de Paraty (RJ) com a comunidade de Parati no munícipio de Cedral (MA). O que é que as crianças desses dois lugares têm em comum? E de diferente? Do que jeito elas brincam? Como é seu dia a dia? O que essas infâncias têm de singular em diálogo com infâncias urbanas e de outras regiões do Brasil? Mediar artisticamente, através da circulação da performance interativa FLOU!, propor um dispositivo de jogo, de afeto e de encontro e desenvolver material interativo artístico-pedagógico para a primeira infância (litorânea e urbana) são os eixos deste projeto.
Projeto em 5 etapas:

1) Paraty I (RJ) Comunidade Saco Mamanguá, apresentação, oficina e elaboração de material artístico e pedagógico 

2) Parati (MA) e Ilha dos Lençóis apresentações, oficinas e intercâmbio material + apresentações capital São Luis

3) Paraty II (RJ) - devolutiva e interação com os materiais artísticos criados no Maranhão + apresentações Paraty (Centro Histórico e bairros)

4) Criação de material interativo artístico-pedagógico para a primeira infância e catálogo sobre a experiência do projeto

5)Fórum sobre práticas artísticas, políticas públicas e formação artístico pedagógica, junto com o lançamento do caderno interativo e o catálogo, na cidade de Paraty (RJ)

 

A iniciativa Petrobras Cultural para Crianças busca levar transformação também para o público de crianças de 0 a 6 anos, a Primeira Infância, um tema importante que apoiamos. Ela visa o patrocínio de projetos culturais que despertem a curiosidade e o brincar como o princípio do conhecimento.

 © 2019 Artefactos Bascos